terça-feira, 6 de julho de 2010

Percepção (atençã e reconhecimento dos padrões)

PERCEPÇÃO

Atenção

Atenção é um processo cognitivo pelo qual o intelecto focaliza e selecciona estímulos, estabelecendo relação entre eles. A todo instante recebemos estímulos, provenientes das mais diversas fontes, porém só atendemos a alguns deles, pois não seria possível e necessário responder a todos. É um processo de extrema importância em determinadas áreas, como na educação, já que se exige, por exemplo, a um aluno que preste atenção às matérias leccionadas pelo professor, ignorando outros estímulos visuais, sonoros ou outros, como o que se está a passar fora da sala de aulas (estando, neste caso, relacionado também com o problema da disciplina). Além da atenção concentrada, em que se selecciona e processa apenas um estímulo, também pode existir atenção dividida, em que são seleccionados e processados diversos estímulos simultaneamente - como quando se conduz um automóvel e se ouvem as notícias do rádio simultaneamente.

Para que a atenção actue são necessários três factores básicos:

  • Factor fisiológico, onde depende de condições neurológicas e também da situação contextual em que o indivíduo se encontra;
  • Factor motivacional: depende da forma como o estímulo se apresenta e provoca interesse;
  • Concentração: depende do grau de solicitação e actuação do estímulo, levando a uma melhor focalização da fonte de estímulo.

Quanto a fonte de estímulo podemos ter estímulo visual, auditivo e cinestésico.

Anormalidades da Atenção

  • Hipoprosexia: diminuição global da atenção;
  • Aprosexia: total abolição da capacidade de atenção, independente dos estímulos;
  • Hiperprosexia: atenção exagerada com certa tendência;
  • Distracção: sinal de super concentração activa da atenção sobre determinados conteúdos e objectos;
  • Distracção: estado patológico que se exprime por instabilidade marcante e dificuldade ou incapacidade para se fixar ou se manter em qualquer coisa que implique esforço produtivo;
  • Incapacidade de concentração.

Reconhecimento dos padrões

Reconhecimento de padrões é um sub tópico da aprendizagem de máquina cujo objectivo é classificar informações (padrões) baseado ou em conhecimento *a priori ou em informações/estatísticas extraídas dos padrões.

Um sistema completo de reconhecimento de padrões consiste de um sensor que obtém observações a serem classificadas ou descritas; um mecanismo de extracção de características que computa informações numéricas ou simbólicas das observações; e um esquema de classificação das observações, que depende das características extraídas.

O esquema de classificação é geralmente baseado na disponibilidade de um conjunto de padrões que foram anteriormente classificados, o "conjunto de treinamento"; o resultado do aprendizado é caracterizado como um aprendizado supervisionado. O aprendizado pode também ser não supervisionado, de forma que o sistema não recebe informações a priori dos padrões, estabelecendo então as classes dos padrões através de análise de padrões estatísticos.

*A expressão "a priori" designa um qualificativo do conhecimento: conhecemos algo a priori quando o conhecemos sem necessidade de recorrer à experiência. Pelo contrário, conhecemos algo a posteriori se o conhecemos recorrendo necessariamente à experiência.

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